quinta-feira, 15 de junho de 2006

Pégasus, Movimento Poético Contemporâneo






PÉGASUS, Movimento Poético Contemporâneo, trata-se de um Grupo Literário Independente que reúne jovens escritores apreciadores principalmente de Poesia. Surgiu em 1991 não organizado formalmente, mas logo em 1993 registra seus estatutos legais.
Seus membros intercambiam de forma crítica e construtiva suas criações poéticas, discutindo autores como Baudelaire, Artaud, Garcia Lorca, Eliot entre muitos outros.
Para o PÉGASUS, a Literatura é uma manifestação fundamental da existência humana, pelo que tem de testemunhal a nível ontológico, consciente ou inconscientemente expresso, através dos recursos imagéticos e metafóricos de cada Poeta.
É deste modo, a ARTE POÉTICA um canal profundo de desvelamento das tensões, angústias e desejos humanos mais significativos e íntimos, ao mesmo tempo que discute em sentido amplo o processo civilizatório, ou seja, constitui um meio de expressão da Cultura.
Desvelar o Ser, trazer-lhe a ALMA, via linguagem, recriando e elaborando o seu íntimo-em-si e o seu íntimo-no-mundo, buscar alternativas libertárias e sentidos mais sutis para o homem, constitui para o PÉGASUS o objetivo principal da vivência poética que se pretende. A linguagem não é para nós o alvo, um fim em si, senão o meio de presentificação das questões humanas fundamentais como o Amor, o Desejo, a Queda, a Solidão, a Mulher, a Paixão, o Mal, o Vazio, a Esperança.

O PÉGASUS teve, portanto, a iniciativa de realizar eventos multiculturais, como Artes Plásticas, Escultura, Teatro, Música Clássica, e, principalmente desenvolver leituras e declamações de Poesia em atividades abertas, na década de 1990.
Atualmente, o Movimento está sem nenhuma atividade programada, aguardando novas oportunidades e anseios criativos com parceiros que queiram divulgar e intercambiar a Poesia e a Arte.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página